Por que Carmen Ejogo insiste que sua personagem em Animais Fantásticos é canhota

Tradução: Bernardo Costa
Fonte: pottermore.com



O que a mão de Carmen Ejogo tem a ver com Joana D'arc, Satã e as Bruxas de Salem?

Foi ideia de Carmen Ejogo fazer sua personagem, Seraphina, canhota. A atriz possui um grande interesse por história e canhotos possuem uma longa e complicada relação com magia.

"Tem sido muito divertido surgir com uma personagem que tem esse elemento de ser de outro mundo. Eu nunca havia feito isso.", diz Carmen, ainda vestida como Seraphina da cabeça aos pés, tendo acabado de sair do set para falar comigo.

"O figurino de Seraphina tem sido essa maravilhosa evolução nas mãos da designer de figurinos Colleen Atwood. Ela foi ótima, me deixou contribuir. Todos os meus anéis, por exemplo. Eu disse à ela que talvez (Seraphina) tivesse todos esses anéis em seus dedos."

Com isso, Carmen levanta seus elegantes dedos para me mostrar algo intrigante em sua mão esquerda. Ela olha pra mim com um sorriso, porque sabe que está a ponto de fazer uma bela referencia histórica para mim.

"Eu sou canhota na verdade, naturalmente, mas sei que esse é um traço muito mágico. Fui pensada como uma bruxa de muitos anos atrás. Então eu quis enfatizar minha mão esquerda e pensei que pudéssemos colocar todos esses anéis nela. Colleen gostou muito dessa ideia.", diz Carmen.

Ela está absolutamente certa, é claro. Canhotos tem sido associados com magia negra e feitiçaria há séculos. Joana D'arc foi queimada na fogueira por heresia e existem muitas suspeitas de que ela fosse canhota.

Você vai achar muitas referências supersticiosas em relação aos canhotos pela história: a maioria das representações do Diabo o retratam ele gesticulando com seus seguidores usando a mão esquerda, e ele fica no seu ombro esquerdo, com o anjo no seu ombro direito. Bruxas
eram instruídas a usar sua mão esquerda para lançarem maldições, para passarem o vinho cerimonial e para saudar a líder da "Black Mass", a rainha de Sabbath.

No passado, ser canhoto era o suficiente para que você fosse acusado de bruxaria. No mundo de Animais Fantásticos, o legado das bruxas de Salem ainda pode ser sentido. Entretanto, se você esteve prestando atenção, você já sabia disso.

Quando a equipe e o elenco de Animais Fantásticos estiveram em Liverpool, filmaram uma cena onde manifestantes raivosos gritavam "Queremos 2º Salem! Queremos 2º Salem!". Esses "salemers", como são conhecidos, querem banir todas as bruxas novamente e são liderados pela personagem de Samantha Morton, Mary-Lou.

Guarde isso na sua manga esquerda, por falar nisso. Isso vai te ajudar a entender a importância do segredo do mundo mágico norte americano.

E agora a decisão de Carmen Ejogo de colocar todos esses anéis em sua mão faz muito mais sentido. Seraphina presta uma homenagem a todas as vítimas da caça às bruxas a cada movimento de sua mão.

Animais Fantásticos e Onde Habitam chega aos cinemas do Brasil em 17 de Novembro deste ano.



You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images

Twitter

Arquivos do site