[COLUNA] Indicações a prêmios das franquias Harry Potter e Animais Fantásticos

Autoras: Maria Anita e Maria Carolina

        Recentemente, ficamos sabendo que Animais Fantásticos e Onde Habitam foi indicado a dois Oscars: Melhor Figurino e Melhor Direção de Arte. Enquanto torcemos para que nossa franquia preferida fature pelo menos uma das estatuetas, nós resolvemos fazer uma retrospectiva pela saga de Harry Potter, relembrando os principais prêmios aos quais a franquia foi indicada.

*  HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL

Oscar: Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora Original
BAFTA: Melhor Ator Coadjuvante (Robbie Coltrane), Melhor Filme Britânico, Melhores Efeitos Especiais, Melhor Maquiagem, Melhor Som, Melhor Figurino, Melhor Design de Produção
Critics’ choice award: Melhor Jovem Ator ou Atriz (Daniel Radcliffe), Melhor Compositor (John Williams)

Como era de se esperar, o primeiro filme de Harry Potter já chegou abalando estruturas. Foi muito bem recebido pela crítica por conta do aspecto visual como um todo e pela trilha sonora, que se tornou um dos símbolos da saga. Como não amar os uniformes de Hogwarts, as vestes elegantes do primeiro Dumbledore e o misterioso turbante do professor Quirrell? Sem falar na fofura que era o Harry usando as roupas gigantes do Duda no comecinho do filme (nessa época ele ainda não tinha adotado o clássico visual da camiseta, jeans e tênis).

*  HARRY POTTER E A CÂMARA SECRETA

BAFTA: Melhores Efeitos Visuais, Melhor Som, Melhor Design de Produção
Critics' choice awards: Melhor Jovem Ator (Daniel Radcliffe), Melhor Atuação Digital

Harry Potter e a Câmara Secreta não recebeu nenhuma indicação ao Oscar, mas recebeu importantes indicações como “Melhores Efeitos Visuais”, provavelmente pelo belo trabalho que fizeram com o gigantesco basilisco na Câmara Secreta, os cenários, iluminação, objetos, também foram avaliados e valorizados na categoria “melhor design de produção”.  Daniel também fez um belo trabalho responsável pela sua indicação no CCA como melhor jovem ator.

*  HARRY POTTER E O PRISIONEIRO DE ASKBAN

Oscar: Melhores Efeitos Visuais, Melhor Trilha Sonora Original
BAFTA: Melhor Filme Britânico, Melhores Efeitos Especiais, Melhor Maquiagem, Melhor Design de Produção
Critics' choice awards: Melhor Jovem Ator (Daniel Radcliffe), Melhor Jovem Atriz (Emma Watson), Melhor Filme de Família

O terceiro filme de Harry Potter continuou com uma boa repercussão dos aspectos visuais e sonoros, apesar do tom mais sombrio dado pelo novo diretor. Nenhuma surpresa. Afinal, retratar dementadores, animagos e lobisomens não deve ter sido nenhum mamão com açúcar! Além disso, é em Prisioneiro de Askban que começamos a ver os alunos expressando sua individualidade através de roupas diferentes dos tradicionais uniformes de suas casas. Aplausos à parte também para o Bicuço, que roubou para sempre nossos corações.

* HARRY POTTER E O CÁLICE DE FOGO

Oscar: Melhor Direção de Arte
BAFTA: Melhor Design de Produção, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Cabelo e Maquiagem
Critics' choice awards: Melhor Jovem Ator (Daniel Radcliffe), melhor jovem atriz (Emma Watson), Melhor Filme de Família

Harry Potter e o Cálice de Fogo é um dos meus filmes preferidos de toda a saga, adoro em especial o famoso torneio tribruxo. Não é à toa que o filme foi indicado ao Oscar de melhor direção de arte e recebeu três indicações ao BAFTA nas categorias citadas acima. Os efeitos visuais desse filme foram incríveis, assim como toda a composição do filme em si. Nossos queridos Emma e Daniel receberam indicações ao CCA pelo incrível trabalho desenvolvido durante a trama, merecido, né? Fiquei triste porque sem duvida alguma o Oscar era merecido, a arte do filme é incrível!

*  HARRY POTTER E A ORDEM DA FÊNIX

BAFTA: Melhor Filme de Família
Critics' choice awards: Melhores Efeitos Especiais, Melhor Design de Produção

Harry Potter e a Ordem da Fênix não foi indicado a nenhum Oscar, apesar de eu achar que aquele guarda-roupa odiosamente rosa da Umbrigde merecesse uma indicação na categoria “Melhor figurino de megera”. No entanto, os efeitos especiais (utilizados para criar os testrálios, por exemplo) foram merecidamente reconhecidos pelo BAFTA... Afinal, quem não amou ver o “presente de despedida” dos gêmeos Weasley para Umbridge, os patronos dos integrantes da Armada de Dumbledore e o show de feitiços no Ministério?

*  HARRY POTTER E O ENIGMA DO PRÍNCIPE

Oscar: Melhor Fotografia
BAFTA: Melhor Design de Produção, Melhores Efeitos Visuais

Em Harry Potter e o Enigma do Príncipe, toda a composição de câmera utilizada, iluminação, câmera de vídeo, filtros, renderam a Harry Potter e o Enigma do Príncipe a indicação ao Oscar de Melhor fotografia. E novamente mais indicações de melhor design de produção e efeitos visuais vieram para o sexto filme da saga.

*  HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE

PARTE 1

Oscar: Melhores Efeitos Visuais, Melhor Direção de Arte
BAFTA: Melhores Efeitos Especiais, Melhor Maquiagem
Critics' choice awards: Melhores Efeitos Visuais, Melhor Maquiagem

O penúltimo filme da saga se destacou pelas categorias já esperadas: efeitos especiais e maquiagem. Só o rosto desfigurado de Harry após a Azaração Ferreteante lançada por Hermione demorava cerca de quatro horas para ser feito pela equipe de maquiagem! E o que falar da animação produzida para explicar o conto dos Três Irmãos? Assustadoramente boa. O retorno (e a morte) de Dobby também foram muito bem produzidos pelos responsáveis pelos efeitos especiais.

PARTE 2

Oscar Melhores Efeitos Visuais, Melhor Maquiagem e Cabelo, Melhor Direção de Arte
BAFTA:  Melhor Maquiagem e Cabelo, Melhor Som, Melhor Design de Produção
Critics' choice awards: Melhor Direção de Arte, Melhores Efeitos Visuais

Se tem um filme que me arrepia fora do normal, é esse.  Toda a produção, todo o conjunto da obra pra produção de Relíquias da Morte parte II é incrivelmente bem feita. Cada detalhe, cada efeito visual aplicado... Tiram-me o fôlego. Não é à toa que renderam tantas indicações, mas novamente voltamos pra casa sem o famigerado Oscar. A cena da batalha final entre Harry e Vold é tão boa, que só com ela já seria suficiente pra ganharmos todas as indicações, mas fazer o que, né? A vida nem sempre é justa.

* ANIMAIS FANTÁSTICOS E ONDE HABITAM

Oscar: Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino
BAFTA: Melhor Filme Britânico, Melhor Som, Melhor Figurino, Melhor Design de Produção, Melhores Efeitos Visuais
Critics' choice awards: Melhor Maquiagem, Melhor Direção de Arte, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Figurino

Que Animais Fantásticos e Onde Habitam foi um sucesso tremendo, isso todo mundo sabe. E pra contemplar todo o excelente trabalho pra produção desse filme, nada melhor do que já receber duas indicações ao Oscar, cinco indicações ao BAFTA e mais quatro no CCA. Sem sombra de dúvidas, a composição cinematográfica do filme foi tão boa, efeitos visuais incríveis, cenários tão bem feitos, que nos fazemter a esperança novamente de receber o primeiro Oscar no mundo bruxo de J.K., vamos torcer muito, pra que no dia dessas premiações, voltemos com algumas estatuetas pra casa! 

You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images

Twitter